A Usina de Triagem de Bremen

A usina de triagem de embalagens da cidade de Bremen

A Usina de Triagem de Bremen pertence a empresa Nehlsen e separa principalmente os resíduos de embalagens de vários produtos. Este são então enviados diretamente para as empresas parceiras do projeto que aproveita os resíduos como matéria prima secundária e garantem assim uma economia significativa na aquisição de matérias primas para essas empresas.

A usina tem uma capacidade de processamento de 160 toneladas de lixo diariamente, isso significa que são separados mais de 3.500 sacos contendo lixos de embalagens por hora. O processo de separacao é semi automático. Em um primeiro momento é feito por máquinas e depois por pessoas.

O Portal Resíduos Sólidos organiza excursões técnicas para visitar centrais de triagem de resíduos na Alemanha para grupos a partir de 5 pessoas. Para saber mais sobre a programação e valores entre em contato por email (portalresiduossolidos@gmail.com).

No primeiro processo os sacos de lixo são rasgados e o lixo pode então ser separado de acordo com o seu tamanho ou peso. Dessa forma são separados metais, diferentes tipos de plástico, vidros, embalagens tetrapak, filmes, embalagens de alumínio, etc … A maior parte dessa material passa por uma peneira gigante (siebtrommel) onde os resíduos são separados de acordo com o seu tamanho. Um sistema a base de magnetismo separa os metais que passa por uma esteira. Outro sistema separa os resíduos metálicos não ferrosos. Um sistema a base de laser separa os filmes de plástico com tiros de ar comprimido. Outro sistema consegue separar vários tipos de plásticos como Polipropileno (PP), Polietileno (PE), Polistirol (PS) e Politereftalato de etileno (PET). A empresa possui sua própria fabrica de papeis que aproveita todos os resíduos de papel como matéria prima para a fabricação. Os papéis vendidos são 100% produzidos de material reciclado.

Em 1993 a capacidade de processamento da central de triagem da empresa era de 5.000 toneladas de lixo por ano. Depois de uma reforma e aumento de capacidade em 2006, a central passou a processar 40.000 toneladas de lixo por ano recebendo diariamente mais de 160 toneladas.

No vídeo abaixo você pode ver o funcionamento de uma central de separação de plásticos da empresa Grüner Punkt muito semelhante ao processo usado pela empresa Nehlsen. As duas empresas atuam em parceria. O vídeo esta em alemao mas é possível ver o funcionamento da central.

Se você deseja conhecer esse projeto, não deixe de participar da Excursão Técnica de Qualificação e Demonstração de Tecnologias para o Setor de Resíduos Sólidos na Alemanha organizada pelo Portal Resíduos Sólidos em setembro de 2013.

Se gostou do projeto dê um voto positivo clicando no botão +1 do Google logo abaixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>