A Usina de Triagem de Bremen

A Usina de Triagem de Bremen pertence a empresa Nehlsen e separa principalmente os resíduos de embalagens de vários produtos. Este são então enviados diretamente para as empresas parceiras do projeto que aproveita os resíduos como matéria prima secundária e garantem assim uma economia significativa na aquisição de matérias primas para essas empresas.

A usina tem uma capacidade de processamento de 160 toneladas de lixo diariamente, isso significa que são separados mais de 3.500 sacos contendo lixos de embalagens por hora. O processo de separacao é semi automático. Em um primeiro momento é feito por máquinas e depois por pessoas.

Os segredos do mercado de resíduos sólidos completamente revelados em um único curso.No primeiro processo os sacos de lixo são rasgados e o lixo pode então ser separado de acordo com o seu tamanho ou peso. Dessa forma são separados metais, diferentes tipos de plástico, vidros, embalagens tetrapak, filmes, embalagens de alumínio, etc … A maior parte dessa material passa por uma peneira gigante (siebtrommel) onde os resíduos são separados de acordo com o seu tamanho. Um sistema a base de magnetismo separa os metais que passa por uma esteira. Outro sistema separa os resíduos metálicos não ferrosos.

Um sistema a base de laser separa os filmes de plástico com tiros de ar comprimido. Outro sistema consegue separar vários tipos de plásticos como Polipropileno (PP), Polietileno (PE), Polistirol (PS) e Politereftalato de etileno (PET). A empresa possui sua própria fabrica de papeis que aproveita todos os resíduos de papel como matéria prima para a fabricação. Os papéis vendidos são 100% produzidos de material reciclado.

No vídeo abaixo, mostramos um pouco mais sobre essa usina.

Participe do WORKSHOP GRATUITO e entende de fato, como transformar lixo em dinheiro

Em 1993 a capacidade de processamento da central de triagem da empresa era de 5.000 toneladas de lixo por ano. Depois de uma reforma e aumento de capacidade em 2006, a central passou a processar 40.000 toneladas de lixo por ano recebendo diariamente mais de 160 toneladas.

No vídeo abaixo você pode ver o funcionamento de uma central de separação de plásticos da empresa Grüner Punkt muito semelhante ao processo usado pela empresa Nehlsen. As duas empresas atuam em parceria. O vídeo esta em alemao mas é possível ver o funcionamento da central.

O Portal Resíduos Sólidos organiza excursões técnicas para visitar centrais de triagem de resíduos na Alemanha para grupos a partir de 5 pessoas. Para saber mais sobre a programação e valores entre em contato por email (portalresiduossolidos@gmail.com).

Se você deseja conhecer esse projeto, não deixe de participar da Excursão Técnica de Qualificação e Demonstração de Tecnologias para o Setor de Resíduos Sólidos na Alemanha organizada pelo Portal Resíduos Sólidos em setembro de 2013.

Se gostou do projeto dê um voto positivo clicando no botão +1 do Google logo abaixo.

Gostou? Clique no botão G+ e compartilhe nas redes sociais para indicar que deseja mais conteúdo relacionado com este tema.

About Gleysson B. Machado

Sou formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

Deixe seu comentário