APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DO GÁS DE ATERRO NO BRASIL

A drenagem de gases em um aterro sanitário é realizada para coletar e controlar o metano e outros gases gerados durante a decomposição dos resíduos. Sistemas de drenagem são instalados na área do aterro, permitindo a captura dos gases. Esses gases podem ser tratados e utilizados como fonte de energia ou queimados de forma controlada para minimizar impactos ambientais.
Qual o aproveitamento energético do gás de aterro sanitário no Brasil? Qual o potencial de produção de energia a partir do gás de aterro sanitário em São Paulo? Qual a viabilidade econômica do projeto de aproveitamento energético do gás de aterro sanitário no Brasil? 

COMPARTILHE

Gás de aterro. O que os aterros sanitários e emissão de gases do efeito estufa tem a ver com produção de energia limpa? Pois é, tem se discutido muito sobre como a expansão das cidades pressiona a demanda por recursos e energia. Em decorrência disso, há o crescimento da produção de resíduos sólidos e das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). Por outro lado nos debates vem à tona a preocupação com o meio ambiente. Dessa forma, quais medidas a serem tomadas para equilibrar a balança a favor da sustentabilidade?

Na perspectiva da gestão dos resíduos sólidos brasileira, a destinação ambientalmente adequada mais utilizada é a técnica de aterro sanitário. Em suma, consiste na disposição e aterramento dos resíduos sólidos. Assim utilizando-se técnicas de engenharia para a drenagem e tratamento do chorume concomitante com a eliminação dos GEE.

“Saiba que são suas decisões, e não suas condições, que determinam o seu destino.” (Tony Robbins)

O aproveitamento energético do gás de aterro sanitário tem por definição explorar o potencial energético do metano (CH4). Em síntese, é o processo que se inicia com o captação do biogás por um sistema de tubulação. Em seguida se abastece uma central termelétrica que transforma o gás metano em energia elétrica mediante a combustão.

O metano é o principal gás gerado a partir da decomposição anaeróbia da matéria orgânica confinada dentro do aterro sanitário. A fim de entender COMO FUNCIONA UM ATERRO SANITÁRIO avance para o próximo artigo.

Qual o aproveitamento energético do gás de aterro sanitário no Brasil?

No Brasil ao todo são 206 projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) registrados na UNFCCC (Abril/2018). Por certo 26 deles são de usinas de aproveitamento energético do gás de aterro sanitário.

Aproveitamento energético de gás de aterro no Brasil
Em aterros sanitários que receberam resíduos orgânicos, é possível aproveitar o gás de aterro gerado. Contudo não se deve construir um aterro para aproveitar o biogás.

Contando com 119 MW de capacidade de potência instalada respondendo por 0,07% da capacidade total. Com estimativa de acréscimo de 40 MW para o ano de 2017, de acordo com a ANEEL(Dez/2016).

O Projeto Aproveitamento do Biogás de Aterro Sanitário NovaGerar, Nova Iguaçu, foi pioneiro em aproveitar recursos do mercado de carbono. Previa-se assim reduzir 14 mil t de gás carbônico equivalentes em 21 anos ao gerar 654 mil MWh de energia elétrica.

Qual o potencial de produção de energia a partir do gás de aterro sanitário em São Paulo?

O estado de São Paulo conta com uma população de 45.094.866 pessoas distribuídas em 645 municípios (IBGE, 2017). Por certo 601 possuem o aterro sanitário próprio (IQR: Adequado) e/ou envia os resíduos para aterros particulares em outros municípios. Segundo o Inventário Estadual dos Resíduos Sólidos Urbanos (CETESB, 2016), produziu-se 38.994,8 ton/dia de RSU no estado. Assim com base nesses dados é possível debater quais são os aterros que receberam a quantidade mínima de resíduos sólidos (> 200 ton/dia). Para que seja possível a comercialização de energia recuperada do aterro, como demonstrado no estudo de FREITAS e MAKIYA (2012).

Empregando-se a metodologia das autoras supracitadas e atualizando as informações, temos a seguinte relação com 26 aterros sanitários.

Tabela 1: Aterros do Estado de São Paulo que podem ser feita a recuperação de energética de biogás. Fonte: FREITAS e MAKIYA Adaptado.

De acordo com a Tabela 1 foram destinados 34.140,36 ton/dia aos 26 aterros sanitários. Esse montante de resíduos sólidos tem potencial de produção máxima de 6.113.524.319 m³/ano de biogás. Ainda por cima a geração de energia líquida a partir desse volume abasteceria cerca de 1.925.700 família/mês. Por exemplo isso equivale a população da cidade do Rio de Janeiro.

Agora você consegue avistar o potencial dos aterros sanitários na produção de energia a partir de biogás no estado? Que tal abranger esse estudo para o seu estado? Para aprofundarmos mais a nossa conversa sobre o tema entenda Como funciona um Aterro Sanitário.

Qual a viabilidade econômica do projeto de aproveitamento de gás de aterro no Brasil?

O Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), prevê a compra da eletricidade do biogás de aterro. Inesperadamente nenhum projeto foi apresentado devido ao preço não ser atrativo o suficiente, e também ao alto índice de nacionalização.

Todos os créditos de carbono gerados em projetos financiados pelo PROINFA são atribuídos à Centrais Elétricas Brasileiras – Eletrobrás. Esse fato certamente pesou na decisão dos empreendedores do setor. Apesar da viabilidade técnica, devem ser discutidas políticas de incentivo econômico visando melhorias, para viabilizar a implantação de novos projetos.

Portanto, construir um aterro sanitário com o objetivo principal de vender energia elétrica a partir do biogás é economicamente inviável. Dessa maneira, entende-se que o aproveitamento energético do gás de aterro deve ser encarado como uma atividade secundária ou complementar.

O modo ideal de gerar biogás a partir da matéria orgânica é com uso de biodigestores automatizados. Pois todo o processo é controlado a fim de evitar desperdícios, garantindo a eficiência e a lucratividade.

Acesse o artigo: Biodigestores – Princípio, tipos e viabilidade econômica e entre para um seleto grupo de empreendedores do setor. Aprenda como ganhar dinheiro com a geração de biogás no Brasil com projetos consolidados que são sucesso na Europa.

Vídeo Aula sobre Biogás de Aterro Sanitário
Vídeo Aula sobre Biogás de Aterro Sanitário

REFERÊNCIAS:

Artigo atualizado em 25 de maio de 2018, por André Luís Ferreira, Engenheiro Ambiental e Sanitarista.

Descubra o mundo da gestão de resíduos com a VirapuruFlix! Acesse cursos e mentorias exclusivos sobre reciclagem, tratamento de resíduos e sustentabilidade. Ideal para empresários e ambientalistas que buscam inovar e liderar no mercado verde.
Amplie seu conhecimento em resíduos sólidos com a VirapuruFlix. Com conteúdo técnico avançado, é perfeito para acadêmicos e profissionais do setor ambiental. Assine e mantenha-se atualizado com as melhores práticas e tecnologias!
Picture of Gleysson B. Machado

Gleysson B. Machado

Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. Formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios
Agora é a sua vez. Você acha que consegue contribuir com o conteúdo acima? Deixe seu comentário!

NOSSOS CURSOS

LEIA TAMBÉM

Coleta Seletiva e Reciclagem: Investir em empresas que oferecem serviços de coleta seletiva eficiente e reciclagem pode ser uma oportunidade lucrativa, impulsionada pelo aumento da conscientização ambiental e da demanda por práticas sustentáveis de gestão de resíduos.
+VIR 3PARAGRAFO
Gleysson B. Machado

SETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS: VALE A PENA INVESTIR?

Quais os principais problemas do setor de resíduos sólidos? Quais os principais desafios para quem quer empreender no setor de resíduos sólidos? Que tipo de soluções podem ser sugeridas por empreendedores? Como se preparar para oferecer soluções para o setor de resíduos sólidos? Por que o investimento em gerenciamento de resíduos sólidos é seguro? Existem casos de sucesso? Quero empreender no setor de resíduos sólidos. Por onde começar?

veja Mais »
Aproveite a borra de café na reciclagem! Faça compostagem misturando-a com outros materiais orgânicos. Nutrientes valiosos ajudam a enriquecer o solo e alimentar suas plantas de forma sustentável.
Indústria dos Recicláveis
Gleysson B. Machado

RECICLAGEM DE BORRA DE CAFÉ

O que é e como é gerada a borra de café? Qual a quantidade estimada de borra de café gerada atualmente? Como fazer reciclagem de borra de café? Por que utilizar borra de café na fabricação de tecidos? Como ganhar dinheiro com reciclagem de borra de café? É hora de saber a verdade!

veja Mais »