Biodigestor Rural de Oyten-Alemanha

O Biodigestor rural de Oyten-Alemanha tem uma capacidade elétrica instalada de 500 kW, com 2 fermentadores e um tanque para o pós tratamento de biomassa. É totalmente automatizado e o único funcionário da central só aparece uma vez a cada 2 ou 3 dias para alimentar o tanque de alimentação do fermentador.

Esse biodigestor foi a solução ideal para 3 fazendeiros da região que precisavam alimentar seus animais e baixar os custos com energia em suas propriedades. Eles então se juntaram em um projeto e resolveram completar a quantidade de resíduos com uma plantação de milho e assim, transformaram seus problemas em soluções. Hoje o biodigestor representa um lucro significativo todos os 3 fazendeiros. Como o local escolhido foi bem planejado, conseguiram vender até mesmo o calor residual resultante do resfriamento dos motores e gerados para uma propriedade vizinha especializada em floricultura. Eles usam o calor para regular a temperatura da estufa onde as flores são cultivadas.

Toda biomassa que chega à central precisa ser pesada e devidamente controlada. Veja como funciona neste VÍDEO. Depois de depositado no tanque de alimentação do fermentador, a introdução do substrato funciona de maneira automatizada. Sensores instalados dentro de fermentador indica a quantidade e o momento exato que o substrato deve ser introduzido no fermentador. Clique AQUI e veja um vídeo sobre como o sistema de alimentação dos fermentadores funciona.

A silagem também precisa ser feita com determinados cuidados. Veja neste VÍDEO como funciona.

Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre essa central

 

O Fackel é um sistema de segurança que em caso de problemas no motor/gerador, o biogás pode ser totalmente queimado por ele. Para resfriar os motores e os geradores, existe um sistema com trocadores de calor. Veja como funciona neste VÍDEO.

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Os misturadores do fermentador mantêm a biomassa homogeneidade aumentando assim a eficiência na produção de biogás. Veja como funcionam neste VÍDEO.

Veja algumas fotos do biodigestor

Se você deseja conhecer esse projeto, não deixe de participar da Excursão Técnica de Qualificação e Demonstração de Tecnologias para o Setor de Resíduos Sólidos na Alemanha organizada pelo Portal Resíduos Sólidos em setembro de 2013.


Gostou do tópico? clique no botão +1 do google

Gostou? Clique no botão G+ e compartilhe nas redes sociais para indicar que deseja mais conteúdo relacionado com este tema.

About Gleysson B. Machado

Sou formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

View All Posts

Deixe seu comentário