Biodigestores – Princípio, tipos e viabilidade econômica

Tudo sobre biodigestores no portal residuos solidos

Biodigestores são centrais tecnológicas que aceleram o processo de decomposição da matéria orgânica e otimizam os produtos resultantes desse processo e são a solução ideal para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos de todos os tipos.

Os biodigestores são a tecnologia ideal para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos de todos os tipos com as melhores taxas de lucratividade do mercado atualmente. Abaixo, fotos de vários biodigestores pelo mundo.

Curso de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Portal Residuos Solidos

O profissional que trabalha com elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos precisa conhecer diferentes tecnologias de tratamento de resíduos e levando em consideração que em muitos lugares os resíduos orgânicos representam cerca de 50% do todo o resíduo gerado, as formas de tratamento como o biodigestor, ou Usina de Biogás como também é chamado, são essenciais.

Em países como o Brasil, Angola, Moçambique, entre outros, os problemas ocasionados pela falta de tratamento adequado dos resíduos orgânicos causam doenças como Hepatite A, Giardíase, Amebíase ou disenteria amebiana, febre tifóide, cólera, ascaridíase ou lombriga e leptospirose (Doenças causadas pelo esgoto, Tua Saúde).

Em um caso específico aconteceu na cidade de Nova Xavantina. Em um trecho do Rio Areões foram encontrados diversas espécies de animais aquáticos mortos como Arraias, cascudos, matrinxãs, pacus, entre outros devido ao lançamento indevido de resíduos orgânicos oriundo de um frigorífico da região.

Poluicao de rios com residuos organicos de frigorificos

Arraias, cascudos, matrinxãs, pacus e dezenas de ouras espécies de animais aquáticos de um trecho do rio Areões, de Nova Xavantina (MT), morreram na última semana por causa da poluição das águas causada por um frigorífico da região. (Fonte Globo Amazônia 13/11/2008)

Depois de ser denunciado ao Ibama com fotografias tiradas por uma pessoa que tem os pais morando na região ,portanto diretamente afetada com a poluição do rio, os fiscais foram até o local, coletaram amostras da água e puderam comprovar a origem da poluição. A empresa responsável foi condenada a pagar uma multa de R$ 2 milhões na época, dinheiro suficiente para investir no correto Gerenciamento dos Resíduos e até mesmo investir nas soluções técnicas para o caso.

Princípio de Funcionamento de um Biodigestor

Tudo sobre biodigestores em um curso completo no portal residuos solidosUm biodigestor consiste primariamente de um tanque onde ocorre o processo de degradação anaeróbia, decomposição da matéria orgânica ou também chamado de fermentação anaeróbia.

Em suma, a matéria orgânica, também chamada de substrato, é direcionada ao Fermentador por diferentes tecnologias. Em função do tipo de substrato e do tempo que este precisa para sofrer a fermentação, é determinada o tempo de retenção hidráulico necessário para se atingir o objetivo do projeto (biogás, biofertilizante, tratamento de resíduos, …).

Dessa forma, é durante a concepção do projeto que se define o formato final que o Biodigestor terá, sendo composto por exemplo de Fermentador e Motor Gerador, no caso de um projeto com finalidade de produção de energia, mas somente de um fermentador, quando o objetivo do projeto é somente o tratamento de resíduos orgânicos.

O biodigestor pode ser utilizado para o tratamento de vários resíduos sólidos orgânicos, entre os principais vale citar os dejetos de animais, os resíduos do setor da agricultura e finalmente os resíduos sólidos orgânicos urbanos.

A escolha do substrato deve ser feita em função da oferta local que pode variar extremamente. Nem sempre haverá disponibilidade de todos os resíduos descritos na figura. Deve-se então se fazer uma adaptação e dessa forma, modelos de negócios para biodigestores são muito específicos.

Princípio de funcionamento de uma usina de biogás concebida para a geração de energia térmica e elétrica e produção de biofertilizantes utilizando resíduos sólidos orgânicos como substrato

Tipos de Biodigestores em função da origem do substrato (biomassa):

Em se tratando do tipo de biomassa, podemos considerar dois tipos principais de biodigestores:

  • Biodigestores rurais, ou seja, aqueles indicados para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos oriundos do setor agropecuário que tem como característica, a homogeneidade da biomassa. Ex: Biodigestor Rural de Bremen
  • Biodigestores Urbanos, ou seja, aqueles indicados para o tratamento de resíduos sólidos orgânicos municipais, que possuem a características de serem heterogêneos e por isso precisam de um tratamento mais específico. Ex: Biodigestor Urbano de Marl

Viabilidade Econômica de Biodigestores

A viabilidade econômica dessas centrais dependem entre outras coisas do acesso ao substrato, do tipo, quantidade e variação no fornecimento do substrato, da região escolhida, dos produtos a serem comercializados (biogás, energia térmica, energia elétrica, biofertilizante, …), do acesso a mão de obra qualificada, da disponibilidade de tecnologias e claro, da tecnologia a ser utilizada. Por esses motivos, antes de investir alguns milhões de reais em um projeto como esse, é aconselhável contratar consultoria especializada para a elaboração de um Plano de Negócios e assim diminuir os riscos do empreendimento.

Aprenda a ter um negócio de sucesso com resíduos no Portal Resíduos SólidosEm países como a Alemanha, Áustria e Itália, os biodigestores são empreendimentos lucrativos sendo algumas vezes, preferidos por investidores que normalmente estariam interessados em imóveis, lojas ou empreendimentos do tipo, demonstrando uma tendência sólida de migração para projetos baseado em sustentabilidade.

Cada vez mais o conceito de negócios sustentáveis está mais presente. Investidores com este perfil se interessam não somente em um negócio lucrativo, mas também por um negócio que estimula a economia e ao mesmo tempo, ajuda na proteção e preservação ambiental, além de gerar o máximo possível de emprego e renda através de negócios indiretos.

O setor de resíduos possui a sua própria dinâmica e para entrar neste mercado é preciso contar com consultoria especializada evitando assim, riscos financeiros desnecessários além de otimizar bastante o método de obtenção de lucro.

Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos de feiras municipais e restaurantes na cidade de Marl na Alemanha

O projeto de Biodigestor da cidade de Marl na Alemanha, apesar de ter custado aproximadamente € 20 milhões, consegue tratar resíduos orgânicos de restaurantes, mercados, lanchonetes, feiras além dos resíduos orgânicos urbanos em um raio de 150 km e atualmente emprega cerca de 120 funcionários, sendo um exemplo perfeito de um Negócio Sustentável.

Gostou? Clique no botão G+ e compartilhe nas redes sociais para indicar que deseja mais conteúdo relacionado com este tema.

About Gleysson B. Machado

Sou formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

Deixe seu comentário