Blumenau em busca da sustentabilidade

A região do Médio Vale de Itajaí sai na frente para aproveitar as riquezas e benefícios com projetos autosustentáveis. Parcerias entre associações de municípios brasileiras e agencias internacionais de inovação e sustentabilidade prometem agitar o setor de resíduos sólidos no sul do Brasil.

Em sua busca pela sustentabilidade a AMMVI -Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – realiza sua 5° Fórum Regional de Resíduos Sólidos Urbanos do Médio Vale do Itajaí e 2º Seminário Brasileiro-Sueco sobre Gestão de Resíduos e Projeto Vinnova. O evento acontecerá nos dias 16 e 17 de maio de 2013 e contará inclusive com palestrantes suecos, sendo destacados como principal atracão do evento.

Segundo a AMMVI, pesquisadores suecos estiveram em janeiro de 2013 na região onde visitaram várias associações de catadores de material reciclável ou reutilizável alem de estudarem o potencial da região para o setor de resíduos sólidos.

“A Ammvi pretende usar a experiência de Borás, considerada a cidade mais limpa do mundo – para construir soluções para a realidade local e avançar mais rapidamente no sistema integrado e sustentável de gestão de resíduos”, observa. Segundo ela, na cidade sueca menos de 1% do que é descartado pela população é depositado em aterros sanitários, os outros 99% são reciclados ou transformados em energia elétrica ou gás natural.

Participam do evento profissionais da área e técnicos municipais envolvidos com o sistema de gestão de resíduos. As inscrições estão encerradas. O evento é uma promoção da Ammvi, Furb e Associação Empresarial de Blumenau (Acib) com a parceria do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), Borás Energia e Meio Ambiente e SP Instituto de Pesquisa Técnica da Suécia.
Gostou? Clique no botão G+ e compartilhe nas redes sociais para indicar que deseja mais conteúdo relacionado com este tema.

About Gleysson B. Machado

Sou formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

Deixe seu comentário