Como funcionam os biodigestores

Na ausência de oxigênio, toda a matéria orgânica é passiva de biodigestão, fenômeno também conhecido como decomposição anaeróbia. Podemos dizer que a biodigestão é uma reciclagem natural, onde as moléculas maiores serão quebradas até se tornarem moléculas menores se apresentando então como fase líquida e fase gasosa.

Na fase gasosa temos então o biogás.  O biogás é composto basicamente de Metano e Gás carbônico. Dependendo da biomassa (substrato) usada no processo de biodigestão, podemos ter maior ou menor geração de biogás com diferentes concentrações de metano e gás carbônico.

Cada processo técnico de biodigestores também possui uma eficiência específica que pode alcançar ou não o máximo de produção possível para cada tipo de biomassa assim como a concentração máxima possível para aquela biomassa.

Na fase líquida temos o biofertilizante de excelente qualidade que pode ser usado na agricultura. O Biodigestor é formado principalmente por um coletor de biomassa, fermentador e um depósito. Depois de preparada no coletor de biomassa (Substrato), esse material segue diretamente para o fermentador. O fermentador tem a função de acelerar o processo de biodigestão dando condições ideais para a ação bacteriana responsável por esse processo.

Veja no vídeo abaixo o que é como acontece a biodigestão anaeróbia

 

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Veja na tabela abaixo alguns exemplos de quantidade e concentração de biogás em função da biomassa ou substrato usado no processo:

Quantidade e Concentracao de biogás em funcao da biomassa

Entenda como a geração de biogás acontece em fermentadores de um biodigestor.

Na maioria dos casos (depende do substrato usado), esse material passa cerca de 40 dias dentro do fermentador. Depois disso temos o biogás e os biofertilizantes. O biogás pode ser usado como produto de queima onde o calor for necessário, por exemplo para a fabricação de farinha de mandioca. Também pode ser queimado em motores especiais para a geração de energia elétrica. O opção escolhida depende basicamente da necessidade do cliente. Os biofertilizantes são muito ricos em minerais e tem uma carga orgânica muito baixa, sendo assim excelente para uso na agricultura.

Vídeo: Funcionamento de um biodigestor alemão

Na figura abaixo é possível visualizar um biodigestor

Gostou? Clique no botão G+ e compartilhe nas redes sociais para indicar que deseja mais conteúdo relacionado com este tema.

About Gleysson B. Machado

Sou formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

View All Posts

Deixe seu comentário