Economia Circular

A economia circular é a ciência que se preocupa com o desenvolvimento sustentável aumentando a eficiência na criação de produtos e reaproveitamento de resíduos sólidos. O Portal Resíduos Sólidos está trabalhando intensamente para colocar ao alcance de todos, as tecnologias de primeiro mundo existentes na área de Economia Circular.

Com certeza a área que mais cresce hoje em dia devido a necessidade do ser humano de aproveitar melhor seus recursos naturais e não causar tantos impactos negativos ao meio ambiente. Sabe-se hoje em dia que as atitudes do homem um dia voltarão pra ele mesmo em forma de catástrofes difíceis de serem reparadas em pouco tempo.

Para atingir seus objetivos, a economia circular se preocupa basicamente com os seguintes temas:

  • Concepção de produtos utilizando materiais facilmente recicláveis e não perigosos;
  • Leis ambientais que estimulem o setor;
  • Reintrodução dos resíduos sólidos a cadeia produtiva;
  • Tratamento e reaproveitamento dos resíduos baseados nos exemplos mostrados pela natureza;
  • etc …

Como você pode ver, os resíduos sólidos são uma peca essencial nessa ciência, porém não a unica. Assista o vídeo abaixo e veja como essa ciência é SUPERINTERESSANTE.

Percebendo a importância do tema, inúmeras universidades na Europa já oferecem graduação em Economia Circular. Como sempre na vanguarda de tecnologias a Alemanha forma mestre e doutores em Kreislaufwirtschaft (Economia Circular), também conhecida como Abfallwirtschaft (Economia do lixo).

Grande oportunidade para estudantes brasileiros através do programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal. Saiba mais sobre o tema Estudar na Alemanha no site www.estudarnaalemanha.com.

Gostou do tópico? dá um joinha no botão +1 do google logo abaixo.

 

Gostou? Clique no botão G+ e compartilhe nas redes sociais para indicar que deseja mais conteúdo relacionado com este tema.

About Gleysson B. Machado

Sou formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

Deixe seu comentário