Agronegócio Sustentável – Frigoríficos e Biodigestores

A combinação de tecnologias de frigoríficos e biodigestores é forma inteligente e altamente lucrativa de ter um empreendimento no setor de agronegócio altamente sustentável. Isso se aplica tanto à sustentabilidade ambiental como econômica.

Ao fazer o processamento de carne de bovinos, suínos e de aves, os frigoríficos necessitam de uma grande quantidade de energia térmica e elétrica. Além disso geram grandes quantidades de resíduos sólidos orgânicos que precisam de um tratamento. No Brasil, a forma de tratamento de resíduos desses empreendimentos mais difundida é a Lagoa de Estabilização. O problema dessas lagoas é que mesmo depois de corretamente instalada, a mesma possui um custo de operação alto tendo em visa que depois de um certo tempo sua capacidade de tratamento se esgota e ela precisa de limpeza, ou seja, seus resíduos precisam novamente de tratamento. Normalmente os frigoríficos que possuem este tipo de solução para os RSO, contratam então uma empresa que fica encarregada de fazer a limpeza do lago e o tratamento dos RSO.

Por outro lado, os biodigestores são centrais tecnológicas com a função de tratamento de RSO. Os produtos resultante desse tratamento são o Biogás e o biofertilizante. Para saber mais sobre o princípio de funcionamento, tipos e viabilidade econômica dessas centrais, clique AQUI.

Ao unir essas duas centrais, todo o resíduo do frigorífico é então direcionado ao biodigestor que fará a o tratamento desse resíduos. A energia térmica e elétrica pode então ser imediatamente usada pelo frigorífico. Dependendo do projeto, os biofertilizantes podem ser comercializados com os próprios fornecedores de carne ou usados na agricultura própria para a alimentação dos animais abatidos.

Os empreendimentos feitos dessa forma sofrem um impacto direto positivo em suas finanças, com a redução ou completa eliminação dos custos operacionais das duas centrais e tornam o empreendimento ainda mais lucrativos. Estima-se que frigoríficos que construíram biodigestores triplicaram seus ganhos efetivos, porém essa informação varia de lugar para lugar e deve então ser constatada através de um plano de negócios com dados concretos da região onde se pensa em realizar este projeto. Entre em contato para ter o seu plano de negócios.

Você tem a oportunidade de ver de perto um biodigestor desses na Excursão Técnica de Qualificação e Demonstração de Tecnologias para o Setor de Resíduos Sólidos na Alemanha.

Veja no vídeo como esse empreendimento pode funcionar

O Agronegócio Sustentável é uma tendencia mundial com objetivo de reduzir os custos operacionais e assim o preço de seus produtos, tornando a empresa mais competitiva no mercado internacional.

A melhor maneira de identificar o modelo de negócio ideal com viabilidade econômica é através da elaboração de um Plano de Negócios especifico por profissionais competentes. O Portal Resíduos Sólidos oferece esse serviço para os mais diversos negócios do setor de resíduos. Para saber mais, entre em contato por email (portalresiduossolidos@gmail.com).

Gostou do tópico? Clique no botão +1 do google logo abaixo!

Gostou? Clique no botão G+ e compartilhe nas redes sociais para indicar que deseja mais conteúdo relacionado com este tema.

About Gleysson B. Machado

Sou formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

View All Posts

Deixe seu comentário