Gestão e Gerenciamento de Resíduos

capa_politica_nacional_residuos_solidos_2edA Gestão e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos envolve todo o setor de Resíduos e deve ser abordado de uma maneira completa. Na Alemanha, para se exercer atividades de gerenciamento de resíduos é necessários ter mestrado ou doutorado específico na área, tamanha é a complexidade. Isso porque o gerenciamento correto deve obedecer as legislações vigentes no país, no Estado e no município em questão além de estar afinado com as tecnologias mais modernas do mundo.

Para explanar esse tema de uma maneira mais clara, o Portal Resíduos Sólidos preparou uma série de postagens que visam explicar cada um dos temas envolvidos nesta questão que irão começar a partir desta página, ou seja, da Gestão e do Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Vamos mostrar todas as possibilidades de gerenciamento atuais assim como o caminho escolhido pelo Governo brasileiro, através da Política Nacional de Resíduos Sólidos, elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente brasileiro.

Ultimamente, a nossa interação com internautas que falam português no mundo inteiro tem aumentado de forma significativa. Desse modo, vou ter o cuidado de realçar quando certos temas estão relacionadas com os países onde se aplicam, por exemplo a Política Nacional de Resíduos Sólidos BRASILEIRA. Ao falar sobre tecnologias, não precisaremos tantos cuidados já que estas podem ser aplicadas no mundo inteiro independente do idioma.

Em todo o planeta existem diversos tipos de tratamento de cada um dos mais diferentes tipos de resíduos. Assim como existem muitas soluções tecnológicas, também existem diversas outras que fazem uso de um sistema como o programa Lixo Zero, aplicado em muitos países da Europa, Ásia e na América do Norte que conseguem reduzir significativamente a quantidade de resíduos gerados em seus países. Dessa forma, as metodologias devem ser prioritariamente aplicadas quando comparadas as tecnologias.

Antes de buscar as melhores tecnologias, o gestor deve conhecer muito bem os Aspectos Legais que regem o setor de resíduos sólidos na sua região, tanto na esfera municipal, estadual como nacional. No Brasil a Lei 12.305/2010 rege o setor de resíduos sólidos e define a ordem de prioridade no gerenciamento de resíduos sólidos da seguinte maneira:

  1. Não geração
  2. Redução
  3. Reutilização
  4. Reciclagem
  5. Tratamento dos resíduos sólidos 
  6. Disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos

A PoNRS já anunciava o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PlNRS) e exige a elaboração dos Planos Estaduais de Resíduos Sólidos (PERS) e também os Planos Municipais ou Intermunicipais de Resíduos Sólidos (PMRS ou PIMRS) como condição para que estes continuem recebendo recursos financeiros do Governo Federal brasileiro para o setor de resíduos sólidos. Nesses planos, os envolvidos devem fazer um diagnóstico de suas atuais situações no gerenciamento de resíduos e mostrar os caminhos que pretende seguir em um horizonte de 20 anos.

Estando a par de todos os aspectos legais que regem o setor de resíduos sólidos, o gestor deve então partir para conhecer os tipos de tecnologias disponíveis. Baseado então na legislação  no diagnóstico do município, nas metas dos planos de gestão e na viabilidade financeira e técnica dos empreendimentos, o gestor deve buscar a melhor solução técnica.

No vídeo abaixo você pode ver como deve ser feita a Gestão e o Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Brasil:

Na apresentação abaixo você pode ter uma orientação sobre as soluções que devem ser tidas como metas para atender as exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Clicando em cima das figuras, você pode saber um pouco mais sobre as mesmas. As cores fazem uma analogia à um semáforo.

O Portal Resíduos Sólidos oferece o Curso Online de Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos com um conteúdo muito abrangente e a melhor relação Custo/Benefício do mercado. Ideal para quem quer ou precisa ter uma visão ampla do setor de resíduos sem necessariamente ter que fazer uma faculdade ou curso técnico extensivo. O curso tem uma carga horária de 30 hs com direito a emissão de certificado de conclusão do curso.

Gostou do conteúdo? Clique no botão +1 do google logo abaixo e ajude o Portal a levar este conteúdo para todos que se interessam pelo assunto !

4 Responses to Gestão e Gerenciamento de Resíduos

  1. Olá tenho uma empresa de gestão de resíduos metálicos e recentemente abri uma empresa de transporte de resíduos sólidos industriais a Newamb e gostaria de elaborar um projeto de resíduos para minha cidade.

    • gleysson says:

      Olá Daniel, parabéns pela iniciativa. É muito importante para os municípios a participação de todos. Se precisar de ajuda, pode contar com a gente

  2. Gabriel Fernando Peixe Sant' Ana says:

    Gleysson estou realizando meu TCC, e gostaria se possível realizar meu texto com base em suas idéias sobre esse texto de 123456789101112 Gestão e Gerenciamento de Resíduos, e quero saber também, qual é o autor? e quando foi escrito?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>