Perfil de um profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que consiga diagnosticar o mercado e apontar soluções de maneira rápida e prática é um dos mais requisitados do momento e uma das maiores oportunidades em diversas áreas da indústria, comércio e administração de órgãos públicos. A tendência é de crescimento da demanda por profissionais qualificados em todo o mundo. O mercado de resíduos têm uma enorme demanda por soluções das mais variadas e exige do profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos a capacidade de enxergar soluções onde os outros só enxergam problemas.

Sem dúvida alguma um dos maiores problemas da humanidade é o gerenciamento correto de resíduos. Como a geração de resíduos é proporcional ao crescimento da população que no Brasil está crescendo, aumenta também a demanda por soluções e destinação correta de resíduos.

Acúmulo de lixo em pátio da Comcap preocupa moradores vizinhos em Florianópolis Foto: Rafael Martini

Mesmo em cidades como Florianópolis a demanda por mão de obra qualificada é um problema enfrentado pela Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap), empresa de economia mista responsável pela coleta de resíduos sólidos e pela limpeza pública da Capital contratada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis.

É possível imaginar que um dia os aterros e lixões não serão mais suficientes para evitar que as cidades fiquem poluídas. Com isso o reaproveitamento através do reuso ou reciclagem e o tratamento de orgânicos se torna inevitável.

Para aproveitar este mercado contudo se faz necessário entender exatamente a definição dos termos e o perfil do profissional desejado.

Definição de Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Brasil

A Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira (Lei 12.305/2010) em seu artigo 3° inciso X definido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos brasileira define o Gerenciamento de Resíduos Sólidos como sendo o “conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma desta Lei;

Perfil de um profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Curso para especialistas em resíduos sólidos

Cursos em resíduos sólidos no portal mais especializado do setor

A Gravimetria dos resíduos é fundamental para se entender qualquer atividade no setor de resíduos sólidos. O Portal resíduos Sólidos é o mais completo em análises gravimétricasFica claro que no Brasil o profissional precisa entender sobre todas as etapas dos resíduos, compreendidas desde a geração até a disposição final. O profissional precisa ser capaz de apontar soluções em todas essas áreas, porém no Brasil, as soluções precisam estar em conformidade com os Planos de Resíduos Sólidos públicos e privados.

A capacidade de se elaborar um diagnóstico é fundamental neste processo, pois toda e qualquer solução apontada pelo profissional deve ser baseada nos dados relevantes levantados durante o tempo de estudo do mercado local. Indispensável aqui são as informações de fontes primárias, ou seja, levantadas diretamente da fonte. Informações de fontes secundárias como o IBGE podem demonstrar falta de preparo do profissional.

Conhecer as tecnologias de reciclagem, biodigestão, compostagem e aterro sanitário devem ser comuns. O profissional precisa saber falar sobre reciclagem de papel, vidro, plásticos, pneus, entre outras ao menos de forma que demonstre competência mínima na área e possa por exemplo manter um diálogo técnico com um profissional de uma recicladora diretamente. Sem precisar ser um mestre no assunto, também se faz necessário saber sobre os processos de biodigestão e compostagem de forma sólida. Por último entender sobre as características necessárias que uma disposição final de resíduos precisa ter para ser chamada de ambiental adequada como em um aterro sanitário.

O curso de Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Portal Resíduos Sólidos é hoje o melhor curso do mercado voltado para este setor, criando oportunidade imediata para consultores qualificadosO diferencial é quando o profissional consegue mapear o setor de resíduos para aproveitá-lo de forma eficiente, juntando problemas e soluções e estimulando o crescimento do mercado.

O mundo de hoje precisa de profissionais práticos que consigam dar respostas rápidas a problemas imediatos. Profissionais que só sabem elaborar relatórios estão ficando cada vez mais ultrapassados e tendem a desaparecer do mercado.

Além disso é importante ter conhecimentos de soluções aplicadas no setor em diferentes partes do mundo. Muitas vezes as soluções implementadas com sucesso são exportadas para vários países para evitar desperdício de recursos.

Os cursos de Diagnóstico de Resíduos Sólidos – Gravimetria e Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos oferecidos pelo Portal Resíduos Sólidos estão entre os melhores cursos oferecidos em língua portuguesa e já são hoje excelentes meios de introdução de mão de obra qualificada no mercado de resíduos. Através da publicação dos trabalhos para a conclusão de curso dos alunos, o Portal contribui com seu marketing digital para a promoção do futuro profissional.

Gostou? Clique no botão G+ e compartilhe nas redes sociais para indicar que deseja mais conteúdo relacionado com este tema.

About Gleysson B. Machado

Sou formado em Dip. Ing. Verfahrenstechnik (Eng. Química) pela Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt/M na Alemanha com especialização e experiência em Tecnologias para geração de Energia e Engenharia Ambiental. Larga experiência em Resíduos Sólidos com foco em Biodigestores Anaeróbios

Deixe seu comentário